Notícias

Notícias do Estudante Notícias do Educador Todas as Notícias
 
Uma disciplina para a vida toda

Uma disciplina para a vida toda

A matemática carrega a fama de complicada, mas se desenvolvida com as ferramentas certas, os resultados podem surpreender.

É por isso que o Prêmio Professor Exemplar (PPE), realizado pelo Instituto Rubens Meneghetti (IRM), busca desenvolver nas crianças o interesse pela disciplina que vai acompanha-los ao longo da vida, independentemente da área profissional que vão escolher no futuro.

A necessidade de iniciativas como essa se mostra cada vez mais urgente, uma vez que indicadores recentes sobre aprendizado da matemática no país não são positivos. Em dezembro deste ano, o PISA (sigla em inglês para Programa Internacional para Avaliação de Estudantes) divulgou, entre outros dados que, infelizmente, 7 de cada 10 estudantes brasileiros de 15 anos não sabem resolver problemas matemáticos simples, como converter moedas, ou comparar distâncias.

Sobre esse cenário, o professor Luiz Felipe Lins, profissional da rede pública de ensino do Rio de Janeiro há décadas, premiado nacional e internacionalmente e também responsável pelo desenvolvimento das avaliações do PPE, fez uma breve análise:

“Existe alguma coisa que não está dando certo no ensino da matemática no Brasil. É preciso ressignificar isso, repensar que a matemática vai fazer a diferença na vida dessas crianças, pensar numa matemática aplicada. Porque não tem como uma criança que gosta de música, que gosta de jogos dizer que não gosta de matemática, porque a matemática está em tudo.”

É por isso que o Instituto Rubens Meneghetti se preocupa não só em valorizar os professores, mas também trabalha para que os alunos participantes da ação Prêmio Professor Exemplar se sintam peças fundamentais no processo de evolução da turma e saibam a importância do espírito de equipe, dando uma “cara” muito mais amigável para a matemática.
#Estudante #Educador
Ir para o topo Ir para o topo