Notícias

Notícias do Estudante Notícias do Educador Todas as Notícias
 
Prêmio Professor Exemplar encerra sua 12ª edição em grande estilo

Prêmio Professor Exemplar encerra sua 12ª edição em grande estilo

O Instituto Rubens Meneghetti reuniu os educadores dos municípios participantes do PPE – ação de incentivo educacional – em um grande evento que transformou cada um dos seus convidados em verdadeiras celebridades da educação.

No dia 17 de dezembro, aconteceu em Botucatu (SP) o evento em comemoração à décima segunda edição do Prêmio Professor Exemplar, idealizado pelo Instituto Rubens Meneghetti (IRM).
Compareceram ao Buffet Luz Tropical educadores e autoridades de ensino dos municípios de Paranapanema, Itaí, Águas de Santa Bárbara, Arandu, Pardinho, Quadra e Porangaba.
A festa teve Ídolos como tema para homenagear esses profissionais que inspiram por suas realizações e proporcionam às crianças um futuro melhor. A escolha se fez em alusão à admiração que existe em torno de celebridades que são reconhecidas por seus talentos; e não existe talento mais admirável do que o de transformar alunos em cidadãos.

Para recepcionar as estrelas da educação, um tapete vermelho às conduziu ao salão onde era servido um coquetel e espumante para celebrar. À disposição também estavam profissionais da beleza, como cabeleireira e maquiadora, que cuidavam com carinho do visual dos convidados durante toda a festa.

Além disso, uma cabine fotográfica divertia e descontraía os professores, que estavam ansiosos pelo anúncio dos três grandes finalistas desta edição.   

Após a premiação, os presentes desfrutaram de um jantar especial e música ao vivo, que animou a noite do início ao fim. 



O PRÊMIO

O Prêmio Professor Exemplar é uma ação do Instituto Rubens Meneghetti que reconhece e premia a melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas de municípios da região, destacando o crescimento educacional dos participantes. (Para saber mais, clique aqui).

Em todos estes anos, foram nove municípios beneficiados, 14 escolas participantes, 1.930 professores inscritos e 42.370 alunos favorecidos. 
O crescimento médio do desempenho das classes premiadas, que já tinha um índice excelente de 17% em 2012 alcançou patamares ainda mais elevados, chegando a 22% em 2015.
“É sempre um motivo de muito orgulho para o Instituto fazer a entrega dos prêmios, e nos sentimos muito honrados e satisfeitos com a performance que os professores apresentam no dia a dia. Nós realmente somos seus fãs e acreditamos que a educação pode melhorar o país e fazer algo diferente por todos”, disse o diretor do IRM, Roberto Manoel Marques, durante a cerimônia.

VENCEDORES

Os dez professores finalistas de 2015 foram:

Amaury Lúcio Corrêa Pauletti (Pardinho); Aparecida dos Santos Oliveira (Paranapanema); Dorotéa Gisela Rodrigues de Campos (Itaí); Flávia Villen Faria Passos (Itaí); Maria Angélica Fernandes Martos (Itaí);Maria Aparecida de Sales Duarte (Paranapanema);Sônia Aparecida Nunes (Águas de Santa Bárbara); Tatiana de Lima Oliveira (Itaí); Vanelia Ferreira Araujo (Paranapanema) e Madalena Aparecida Nazaré (Paranapanema) - que não pôde comparecer ao evento.



Quem conquistou a primeira colocação foi a professora de Itaí, Maria Angélica Fernandes Martos, da EMEF Elza Apparecida. C. Rolim. “Meu sentimento é de muita alegria pelo reconhecimento do meu trabalho, e eu não esperava estar entre as três finalistas. É um trabalho árduo, mas nada é impossível”, comentou emocionada a ganhadora do grande prêmio, que contempla uma viagem internacional para a Europa ou Estados Unidos, com direito a acompanhante, e uma quantia para despesas.

O segundo lugar foi para a professora Flávia Villen Faria Passos, da EMEF Profº Antônio de Freitas Filho, de Itaí, que conquistou uma viagem para um país da América do Sul, à escolha, com direito a acompanhante, mais a quantia para despesas.  

Flávia revelou que não imaginava estar entre as vencedoras e que sua classe apresentou algumas dificuldades, as quais certamente foram superadas. “Minhas crianças, no início do ano, tinham muito problema com disciplina e o trabalho foi feito aos pouquinhos e bem devagar. Porém, sempre com muito carinho. Alcançamos nosso objetivo!”.  

Em terceiro lugar ficou a professora Sônia Aparecida Nunes, da EMEF Paulo Aparecido Silvério, de Águas de Santa Bárbara. Segundo Sônia, o sentimento dessa conquista é inexplicável e de missão quase cumprida, já que ainda há muitos desafios pela frente e bastante vontade de vencer.

“Agradeço a Deus em primeiro lugar por poder trabalhar nesse município que me acolheu muito bem, ao Instituto por esse grande incentivo a nós professores e agradeço muito aos meus alunos que se esforçaram o ano todo. Sem eles, certamente eu não teria essa conquista”. 
Como prêmio, Sônia fará uma viagem nacional, também com direito a acompanhante e ajuda para despesas.



O prefeito de Águas de Santa Bárbara, José Mariano, que esteve presente no evento, considera essa premiação um incentivo importante aos demais educadores e acredita que a cada ano é reforçado o estímulo para que outros professores alcancem resultados expressivos e façam a diferença na educação. 
“Eu como prefeito, me sinto realizado e premiado também. Sem dúvida eu vim na torcida e fico muito feliz de ver que o dedicado trabalho das professoras às crianças têm o resultado que estamos vendo hoje aqui”, comentou o prefeito, orgulhoso. 



A secretária da Educação, Letícia Rosa Tristão, não escondeu a alegria em ver duas professoras do seu município entre as três vencedoras. “Essa premiação é muito gratificante para o município de Itaí. Ficamos muito felizes por esta parceria com o Instituto e por podermos comemorar a vitória de duas de nossas professoras”. 
Letícia aproveitou para felicitar a todos os participantes homenageados: “Parabenizo a todos os professores pela realização desse sonho, pois estar aqui é realmente um sonho para o professor; um reconhecimento que o Instituto proporciona”.

#Educador
Ir para o topo Ir para o topo